Sabemos que realizar exames pode ser incômodo muitas vezes, por esse motivo, selecionamos algumas orientações importantes. Caso a sua dúvida permaneça, clique em Perguntas Frequentes.

 Clique aqui  para ver as nossas Orientações para Realização dos Exames

Listamos algumas das dúvidas mais comuns. Caso sua dúvida não esteja aqui, entre em contato com nossos colaboradores através da Central de Atendimento.

 Clique aqui  para ver a nossa sessão de Perguntas Frequentes

 

Orientações para Realização de Exames

Sangue - Glicose ou Glicemia / Cortisol / Hormônio do Crescimento


Jejum de 8 a 14 horas.
Dosagem de triglicerídeos e lipidograma: o paciente deverá ficar sem consumir bebidas alcoólicas nas 72h anteriores à realização da coleta de sangue.
PSA: Não é necessário jejum. Abster-se nas 72h anteriores ao exame de: relação sexual, ejaculação, cavalgar, andar de motocicleta e bicicleta. Demais Exames: Observar orientação médica ou seguir o padrão abaixo. O jejum mínimo de 3 horas. Obs: Alguns parâmetros não sofrem alterações com o jejum. Porém, nós do laboratório, preferimos amostras em jejum de no mínimo 8 horas, pois além de padronizar melhor as condições pré-analíticas, oferece menos interferentes.




Escarro


Como coletar: Colher o primeiro da manhã. Observações: Antes de colher o material é necessário que se faça higiene bucal a seguir: Diluir uma colher das de sopa de água oxigenada 10 vol. em 1 copo de água (200ml) previamente filtrada e fervida; Após a escovação dentária normal, fazer bochecho com a solução de água oxigenada preparada; Depois, retirar toda a solução de bochecho com água filtrada e fervida; Deve-se evitar escarros muito diluídos em salivas; O frasco de coleta só deverá permanecer aberto o tempo necessário para envasamento do material.




Urina - Amostra Única


Amostra Ideal - Como coletar: primeira urina da manhã ou após retenção urinária de três horas. Fazer higiene da região genital com água e sabão, tendo o cuidado de enxaguar bem. Coletar o "meio da urina" (nem a parte inicial nem a final). Enviar ao laboratório. Observações: • Para a coleta, não se deve interromper o jato urinário. • Caso não haja possibilidade de enviar logo ao laboratório, guardar em geladeira.




Urinocultura / Cultura de Urina


Como coletar: Fazer higiene na região genital com água e sabão, tendo o cuidado de enxaguar bem. Deixar a urina sair. Coletar o "meio da urina" (nem a parte inicial nem a final). Observações: • Esse exame deve preferencialmente ser colhido no laboratório. • O recipiente só pode ser aberto na hora em que já está urinando. Cuidado para não tocar a parte da tampa que ficará em contato com a urina. O recipiente deverá ser aberto o mínimo de tempo possível. • Caso não haja possibilidade de realizar a coleta no laboratório, os procedimentos acima terão que ser respeitados, acrescentando os seguintes: 1) Deixar na geladeira e anotar a hora da coleta; 2) Remeter ao laboratório imediatamente em um isopor com gelo;




Urina de 24 Horas


Como coletar: A urina deverá ser colhida durante 24 horas. No primeiro dia, ao acordar, desprezar a primeira urina da manhã e anotar o horário. Colher todo o volume das outras urinas até o dia seguinte, no mesmo horário marcado na véspera. Observações: • O volume urinário é fundamental para a determinação, por isso não se pode perder nenhuma parte da urina durante as 24 horas da coleta. • Toda urina deverá ser guardada na geladeira. • O recipiente usado para coleta deve ser de água mineral (de refrigerante não serve). • Trazer anotado o peso atual e altura do paciente.




Fezes - Parasitológico (Fezes Frescas), Elementos anormais nas fezes e sangue oculto


Como coletar: Colocar as fezes recém-emitidas no frasco fornecido pelo laboratório até aproximadamente dois terços do volume total. Observações: • Deve-se evitar o contato da urina com as fezes. • Dar preferência à porção das fezes que contenha muco e/ou sangue.




Fezes - Parasitológico (MIFC)


Como coletar: A cada dia separar 1 pazinha de fezes e colocar no líquido conservante, tendo o cuidado de dissolver essa pequena porção no líquido. Observações: • Este procedimento deve se repetir tantas vezes quantas o seu médico indicar (normalmente, de 3 a 5 dias). • A cada amostra, a porção de fezes precisa ser dissolvida no líquido. • O recipiente deve permanecer em lugar fresco (não guardar em geladeira). • Não há necessidade das coletas serem efetuadas em dias consecutivos. • Dar preferência à porção de fezes que tenha muco ou sangue. • Deve-se evitar o contato da urina com as fezes.





 

Perguntas Frequentes

Água quebra o Jejum?


Não! Pode-se beber água, respeitando o hábito do paciente.




Posso tomar remédio antes da coleta dos exames?


  • Sim, porém é indispensável que se anote o nome e informe a recepcionista (a recepcionista questionará). Essa medida é muito importante, pois alguns remédios interferem nas dosagens.




É importante informar ao Laboratório o uso de Vitaminas?


Sim, vitaminas são substâncias químicas que reagem em algumas determinações sendo importante notificar ao Laboratório.




Posso fumar antes de colher o sangue?


Não deve. Porém há que se estar atento, pois a falta do fumo, para algumas pessoas, gera um poderoso interferente, que é o stress. O Paciente, junto com o laboratório, devem pesar os dois braços desta balança.




Posso fazer uso de bebida alcoólica na véspera do exame?


Não deve. Mesmo 72 horas antes, a ingestão do álcool pode alterar principalmente o perfil lipídico (Colesterol, Triglicérides, Hdl-Colesterol, Ldl-Colesterol) e exames que avaliam a função do fígado.




Pode-se colher sangue gripada ou com febre?


Se for exame de rotina não deve, pois a virose e/ou febre causam alterações de parâmetros sanguíneos que são específicos do episódio viral/febril. Se for exame de urgência, pode. Neste caso, devemos sempre anotar o evento virótico para comunicar ao seu médico.




Pode-se colher sangue menstruada?


Pode. Importante informar ao Laboratório a data do inicio da menstruação no caso de haver dosagens hormonais (a recepcionista questionará). Ficar atento também a alguns parâmetros hematológicos que podem variar mais ou menos dependendo da intensidade do sangramento.




O exame de sangue tem que ser sempre em jejum?


O jejum mínimo é de 3 horas. Alguns parâmetros não sofrem alterações com o jejum. Porém, nós do laboratório, preferimos amostras em jejum de no mínimo 8 horas, pois além de padronizar melhor as condições do paciente, oferece menos interferentes.




O exame pode ser feito à tarde?


No nosso organismo a concentração de muitas substâncias são modificadas de acordo com o horário do dia (exemplo: cortisol, ferro etc.). Sendo assim, os valores de referência devem ser observados com cautela, pois foram estabelecidos para amostras matinais.




Posso fazer atividade física e depois colher o sangue?


Não, pois o exercício altera para mais ou para menos alguns parâmetros.




Por que o local da punção pode ficar roxo?


No local onde a agulha perfurou a veia, forma-se um pequeno coágulo. Um exercício, mesmo carregar peso, às vezes até a movimentação normal pode “tirar esse coagulo do lugar e o furinho voltar a sangrar”. O sangue sai da veia e se acumula por baixo da pele (esse é o hematoma). Um Hematoma é aquele roxo que fica também quando se bate a perna numa gaveta. Fica dolorido, pois a absorção do sangue produz substâncias que são irritantes e com uma mancha que não é bonita, mas é só isso.




Estou muito estressada, não dormi bem à noite. Posso fazer o exame de sangue rotineiro?


Não deve.




A Urina tem que ser a 1ª da manhã?


Só se dá preferência a essa amostra por se tratar de uma urina mais concentrada (já que a noite se bebe menos água) e assim pode-se detectar a presença de “elementos anormais” com maior facilidade.




Urina e fezes tem que ser colhidas em jejum?


Não necessitam de Jejun, devem ser entregues o quanto antes.




Pode-se colher urina menstruada?


Não deve, pois o exame acusará presença de sangue sem ser de origem urinária, o que pode induzir o seu médico a uma má interpretação.
Se for cultura pode, mas deve ser rigorosa com a higiene e colocar um absorvente interno.




Posso ser atendida(o) sem documento de identificação ?


Prezando pela segurança do paciente e normas de certificação, não podemos atender sem a apresentação de um documentos oficial com foto.




Menor de idade precisa de um documento de identificação ?


Seguimos um protocolo de segurança do paciente, é necessário sim um documento oficial com foto (se tiver ) senão certidão de nascimento juntamente com a documentação do responsavel.





© 2020 Laboratório Morales Ltda

Cnpj: 29.845.989/0001-16

selo-acreditado2-427x395-89.png

Siga-nos

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle