Chegou o novo teste de Anticorpos Neutralizantes para Covid-19! ūü¶†



Os anticorpos neutralizantes possuem a característica de inibir (neutralizar) a ligação do vírus à célula, impedindo assim a sua entrada e posterior replicação. Esse novo teste detecta, qualitativamente, a presença de anticorpos totais neutralizantes específicos contra o SARS-CoV-2.


Na Covid-19, esses anticorpos interagem com a subunidade S1 da prote√≠na S (spike), regi√£o onde se encontra o dom√≠nio de liga√ß√£o ao receptor, do ingl√™s receptor-binding‚ÄĮdomain (RBD). Quando o RBD liga-se √† enzima conversora da angiotensina 2 (ACE2) da membrana da c√©lula hospedeira, ocorre a internaliza√ß√£o do v√≠rus √† c√©lula-alvo. Teoricamente, ao bloquear essa liga√ß√£o, os anticorpos neutralizantes impedem a multiplica√ß√£o viral.


Ao contr√°rio dos anticorpos neutralizantes, os anticorpos IgG podem se ligar a diversas prote√≠nas virais, n√£o necess√°ria e exclusivamente ao RBD. Portanto, alguns pacientes com altas concentra√ß√Ķes de IgG (a depender do tipo de teste) podem apresentar baixos n√≠veis de anticorpos neutralizantes.


Esse exame é realizado em amostras de soro coletado, preferencialmente, de 14 a 21 dias após o início dos sintomas ou do esquema vacinal.


Indica√ß√Ķes:

‚ÄĘ Avaliar a soroconvers√£o e uma poss√≠vel "imunidade" ap√≥s a infec√ß√£o natural ou esquema vacinal completo (qualquer da vacinas atualmente dispon√≠veis);

‚ÄĘ Identificar os indiv√≠duos com hist√≥ria de contato pr√©vio que desenvolveram uma resposta imune adaptativa, indicando infec√ß√£o recente ou passada.

Valores de Referência e interpretação dos resultados:


<20%: anticorpos neutralizantes n√£o detectados;

De 20% a 29%: indeterminado;

‚Č•30%: anticorpos neutralizantes detectados.


Principais limita√ß√Ķes:

‚ÄĘ N√£o deve ser utilizado para avalia√ß√£o de pacientes com quadros agudos;

‚ÄĘ Apesar de haver ind√≠cios, a resposta humoral ainda n√£o foi correlacionada √† imunidade;

‚ÄĘ A din√Ęmica da produ√ß√£o e dura√ß√£o dos anticorpos ainda n√£o est√° bem definida;

‚ÄĘ Rea√ß√Ķes cruzadas podem ocorrer com outros tipos de v√≠rus, fator reumatoide, coronaviroses end√™micas, anticorpos heter√≥filos.


Consulte valores com nossa central de atendimento:

‚ėéTelefone: 21 2710-0084

ūüďĪWhatsapp: 21 99318-0121

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga-nos
  • Instagram √≠cone social
  • Facebook Basic Square