Pesquisa de Antígeno do SARS-CoV-2 por teste rápido


Antígenos são proteínas com propriedades imunogênicas, capazes de estimular o sistema imunológico do organismo. Alguns antígenos do SARS- CoV-2 (ex.: nucleocapsídeo [N]) podem ser detectados, na fase aguda da doença, nas secreções respiratórias dos pacientes.

Na Covid-19, existem dois tipos de exames para a detecção direta de partículas virais: o teste molecular RT-PCR (reação em cadeia da polimerase em tempo real) e os testes de antígeno. Ambas as técnicas são indicadas para pacientes na fase aguda da doença, durante a primeira semana dos sintomas, em amostras (swab) das secreções respiratórias.

A RT-PCR é o método padrão ouro (referência) para o diagnóstico da Covid-19, sendo capaz de detectar a presença do material genético (RNA) do vírus, com alta sensibilidade e especificidade. Sua principal desvantagem está ligada ao tempo prolongado de liberação do resultado.

Já os testes de antígeno, por meio de determinadas metodologias (ex.: imunofluorescência, imunocromatografia), detectam diretamente algumas proteínas (antígenos) específicas do SARS-CoV-2. Apresentam uma boa sensibilidade e especificidade, quando comparados ao método de referência (RT-PCR). Embora seu desempenho analítico seja um pouco inferior ao teste molecular, possui a enorme vantagem da disponibilidade rápida dos resultados (mesmo dia).

Dessa forma, os testes de antígenos se apresentam como uma ferramenta importantíssima para o auxílio na tomada de decisão sobre o isolamento e tratamento precoce dos pacientes infectados, ajudando na redução da morbidade e transmissão da doença. Em decorrência de sua menor sensibilidade, um resultado negativo não deve servir de base, isoladamente, para a exclusão do diagnóstico. Nesses casos, notadamente quando há suspeita clínico-epidemiológica, a RT-PCR deve ser solicitada para confirmação do resultado.

O Laboratório Morales realiza o exame molecular (RT-PCR) e os testes sorológicos desde o início da pandemia, e agora, coloca à disposição da comunidade, o teste de antígeno por imunocromatografia (teste rápido para antígeno). Pensamos que, com essa atitude, estaremos contribuindo mais efetivamente para a tomada de decisão precoce, além da contenção do contágio.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga-nos
  • Instagram ícone social
  • Facebook Basic Square

© 2020 Laboratório Morales Ltda

Cnpj: 29.845.989/0001-16

selo-acreditado2-427x395-89.png

Siga-nos

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle