SARS-CoV-2, Anticorpos IgG


O teste VITROS® Anti-SARS-CoV-2 IgG, da Ortho Clinical Diagnostics, é um imunoensaio quimioluminescente, processado em uma plataforma analítica totalmente automatizada.

Os ensaios quimioluminescentes modernos são reconhecidos pela sua alta sensibilidade e especificidade. Para a medição qualitativa dos anticorpos IgG contra o novo coronavírus, utilizamos um teste que é capaz de detectar uma reação antígeno-anticorpo, através da medida da emissão luminosa gerada por uma reação química. A intensidade desse sinal luminoso é então captada pelo sistema, que calcula automaticamente o resultado, reportado por um índice numérico.


Podemos inferir que quanto maior for a concentração de anticorpos presente na amostra, maior é a intensidade da emissão de luz, o que reflete diretamente no valor do índice. Dessa maneira, esses valores nos auxiliam no entendimento do curso da doença, bem como possibilita a dosagem seriada para o monitoramento da resposta imunológica.

Período de coleta:

Após o 14o dia do início dos sintomas.


Aplicabilidade Clínica

· Identificar pacientes que já tiveram contato com o vírus, e que desenvolveram uma resposta imune (soroconversão), indicando exposição recente ou contato prévio;

· Informações epidemiológicas quanto a uma possível “imunidade de rebanho” populacional, utilizado para avaliar a exposição viral de uma população;

· Avaliação da retomada de atividades econômicas, tendo em vista que um resultado “reagente” pode sugerir imunidade.

Interpretação

Índice < 1,00: Não reagente;

Índice ≥ 1,00: Reagente.


Considerações finais

O VITROS® Anti-SARS-CoV-2 IgG, é um teste sorológico com elevado desempenho analítico, com sensibilidade que pode chegar a 90% no 15o dia do início dos sintomas, e especificidade de 100%. Estamos na fase da pandemia em que a detecção dos anticorpos da classe IgG no soro/plasma dos pacientes apresenta uma ótima relação custo-efetiva, na medida em que um maior número de pessoas já esteve exposta ao vírus.


Referências bibliográficas

VITROS® Anti-SARS-CoV-2 IgG Instructions for Use Pub. No. GEM1292_XUS_EN Version 1.0

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial. Métodos Laboratoriais para Diagnóstico da Infecção pelo SARS-CoV-2 [Internet]. Recomendações da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML). Acessado em 22/05/2020.

Grupo Força Colaborativa COVID-19 Brasil. Orientações sobre Diagnóstico, Tratamento e Isolamento de Pacientes com COVID-19. Versão 01 [Internet]. (Acessado em 22/05/2020).

Quan-xin Long, et al. Antibody responses to SARS-CoV-2 in COVID-19 patients: the perspective application of serological tests in clinical practice. medRxiv 2020.03.18.20038018; doi: https://doi.org/10.1101/2020.03.18.20038018.


Dr. Pedro Serrão Morales | CRM 52-89323.4

Formado em 2010, Dr. Pedro Serrão Morales é médico especialista em patologia clínica.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga-nos
  • Instagram ícone social
  • Facebook Basic Square

© 2020 Laboratório Morales Ltda

Cnpj: 29.845.989/0001-16

selo-acreditado2-427x395-89.png

Siga-nos

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle